‘Jogando junto’: Itaú Empresas lança reposicionamento em campanha com histórias de empreendedores e Ronaldo Fenômeno
Movimento tangibiliza a proposta de valor do segmento desenvolvida ao longo dos últimos anos, focada no atendimento às pequenas e médias empresas, consolidando o banco como o melhor parceiro do empreendedor e impulsionador da prosperidade das PMEs brasileiras
Com o objetivo de se consolidar como o melhor e mais atuante parceiro do empreendedor, contribuindo para o crescimento dos negócios de seus clientes, o Itaú Empresas, unidade de negócio voltada ao atendimento e assessoria para pequenas e médias empresas (PMEs), lança novo posicionamento de marca, que destaca sua transformação nos últimos anos, com visão focada em cada cliente e especializada em suas necessidades. Para marcar esse momento e materializar essa proposta de valor, a campanha traz para os holofotes clientes do banco; ao lado do também empreendedor e ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário, eles vão dividir suas histórias, compartilhar experiências e contar sua a relação com o banco.
“As necessidades das PMEs mudaram muito nos últimos anos, incorporando diversos fatores que vão além da expertise original do empreendedor. Cada vez mais, ele precisa, além dos serviços e produtos financeiros, com excelência nas necessidades bancárias diárias, de assessoria estratégica que o apoie nos momentos decisivos para sua empresa. Assim, reestruturamos nosso negócio, saindo de um olhar voltado a transação e produto para um modelo consultivo, integrado e próximo. Focamos nas principais dores do empreendedor brasileiro, buscando atuar como um parceiro para resolver seus problemas e ajudá-los a prosperar. A solidão é um tema muito presente na vida do empreendedor e entendemos que poderíamos ter um papel importante para apoiá-los nas próprias jornadas. E já colhemos resultados: nossa operação quadruplicou nos últimos 5 anos, com reconhecimento dos clientes e crescimento relevante nos índices de satisfação”, afirma André Rodrigues, diretor de Pequenas e Médias Empresas do Itaú Unibanco.
A campanha, criada pela agência GALERIA.ag, será composta por mais de 15 filmes para TV e outras frentes. Em todos eles, o conceito “Jogando Junto” traduz os pilares que fazem do Itaú Empresas o parceiro ideal para impulsionar negócios e apoiar as PMEs no dia a dia. “Além de ídolo e estrela do futebol brasileiro, Ronaldo se reinventou como um empreendedor de muito sucesso nesta nova fase de sua carreira. Sua história teve desafios, contratempos, como as de nossos clientes. Colocá-los juntos, dividindo suas histórias, traduz nossa busca por entender as dores e desafios de cada cliente. Jogar junto é estar próximo e fazer a diferença de fato no que elas precisam”, afirma Aline Bozzi, superintendente de marketing do Itaú Unibanco.
O movimento do Itaú Empresas reforça a importância do setor para o banco. Atualmente, as PMEs movimentam mais de R$ 1,5 trilhões ao ano, são responsáveis por 30% do PIB do país e 50% dos empregos ativos. “Mais de 80 milhões de brasileiros têm suas vidas impactadas por esse universo. Vemos com muita seriedade a nossa ambição de ser a primeira escolha do empreendedor, para que ele concentre todas as suas principais necessidades financeiras conosco, ou então ao tomar uma decisão mais importante, menos cotidiana. Isso não é trivial; é preciso ter um negócio mais próximo e consultivo, além de uma prateleira completa de produtos e serviços para auxiliar na gestão, liberar seu tempo para o core da atividade empresarial, financiar o crescimento, proteger o negócio e rentabilizar os investimentos – o que miramos e estamos alcançando com esse processo de evolução. Estruturamos o nosso modelo buscando muita excelência para o dia a dia e especialidade com um atendimento humano e próximo – mas com o digital extremamente desenvolvido, tecnológico e complementar ao humano, permitindo que o empreendedor se sirva com facilidade e escolha a melhor forma para ser atendido em cada momento, sem deixar de lado a segurança”, detalha Rodrigues.
Essa proposta de valor customizada e contextualizada é possível devido à completude de portifólio do Itaú, com banking, adquirência (Rede), crédito e gestão, além de sua escala – somos o principal financiador de PMEs no Brasil e a cada segundo, 500 transações passam pela operação de Pessoas Jurídicas do banco. Com o uso de inteligência de dados, essas informações permitem um mais apurado entendimento dos elementos de risco, a construção de ofertas e conversas de forma hiper personalizada, entregando o que os donos de negócios realmente necessitam de uma maneira muito precisa. Isso é complementado por um arcabouço de gestão de portfólio de risco que tem permitido crescer a carteira de crédito de maneira muito forte há quase uma década, de maneira sustentável – preservando níveis de rentabilidade muito interessantes mesmo em ciclos econômicos mais adversos, indicando um diferencial claro em relação ao cenário competitivo em geral.
A campanha
O filme Manifesto, que marca a estreia, apresenta Ronaldo sozinho na arquibancada de um estádio vazio, relembrando sua carreira no futebol e fazendo um paralelo em relação aos desafios que já precisou superar dentro e fora dos gramados, sobre como se reinventou para se tornar empresário e a importância de ter um time de profissionais e parceiros competentes ao seu lado para ajudar. Ao final, com o estádio cheio, estreia a assinatura “Itaú Empresas. Jogando junto.”
“Tivemos o desafio de renovar a já consolidada marca do segmento Itaú Empresas. Por meio de uma série de estudos e pesquisas, detectamos que os empreendedores se sentem sozinhos ao longo de sua jornada de construção e crescimento de seus negócios. Nosso objetivo é mostrar que o banco tem todas as qualificações, produtos e serviços necessários para sempre ser lembrado como um parceiro que está ao lado do empreendedor, como um time”, complementa Aline Bozzi.
“Para representar essa relação, criamos o conceito ‘Jogando Junto’, refletindo a relação mútua que o Itaú tem com os seus clientes. E não existiria ninguém melhor do que o Ronaldo, para apresentar este conceito. O futebol é uma paixão nacional e o Itaú Empresas quer estar presente em todos os lugares. Além disso, Ronaldo virou um empresário bem sucedido e reconhecido pelo mercado.” acrescenta Phil Daijó, Diretor Executiva de Criação da GALERIA.ag.
Histórias de empresários
Na sequência, a campanha, assinada pela agência Galeria, apresenta uma série de conteúdos com Ronaldo – que agora, jogam luz nas histórias de empreendedores que contam com o Itaú Empresas como parceiro. Entre os empresários que dividem suas experiências estão: Clemilson Correia, da Buysoft do Brasil; Isabela Akkari, confeiteira especializada em doces saudáveis e artesanais; Eduardo Rocha Filho, da VRZ Blindados; e Raul Matos, da Biscoitê. Em cada conteúdo, eles destacam como o banco é um grande aliado e tem contribuído para potencializar seus resultados.
“Quando iniciamos este projeto, nós tínhamos uma certeza: dar à luz para os nossos clientes. O mundo de um empreendedor é desafiador e solitário, precisávamos criar identificação imediata. Nossos clientes são diversos, de vários ramos, possuem negócios em diferentes estágios de maturidade e estão em diversos locais do nosso país; eles eram as melhores pessoas para contar cada um dos pilares da nossa nova proposta de valor. O Ronaldo entra como a pessoa que cria um ambiente leve e descontraído, para que eles possam ser eles mesmos”, complementa Aline Bozzi.
Além dos filmes com o Ronaldo, a campanha também conta com vídeos de mais 11 empreendedores de diversas regiões do país, estratégia online mídia Out-of-Home, vinhetas, rádios, mídia impressa e produção de conteúdo.
Ronaldo, o empreendedor
Ronaldo personifica como protagonista muito das dificuldades e conquistas que o empreendedor brasileiro enfrenta. Com viés empreendedor desde muito cedo, quando assina seu primeiro contrato profissional aos 16 anos, ele não só precisou administrar sua carreira, mas também o dinheiro e sua família, acumulando conhecimento para os negócios que toca hoje. Após anunciar sua aposentadoria, o Fenômeno tem focado em diferentes segmentos e setores. Hoje, é administrador da Ronaldo Academy, uma franquia de escolas de futebol presente no Brasil e no exterior; o Futebol Experience, evento digital de Futebol; a Octagon, agência de marketing; além de estar à frente da ONG Fundação Fenômenos. Ronaldo também faz parte do quadro societário das holdings Oddz Network e da Tara Sports.
FICHA TÉCNICA
Títulos: Jogando junto
Cliente: Itaú Empresas
Produto: Institucional
Campanha: Reposicionamento Itaú Empresas
Agência: GALERIA.ag
CCO: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Phil Daijó
Direção de Criação: Bruno Zampoli e Mario Cintra
ACD: Marcela Vieira e Lilian Oliveira
Criação: Caio Lima, Cristal Crocker, Gabriel Rosatti, João Batista, Júlia Pimentel, Rafael Bornacina e Thiago Alves
Direção de Criação Social: Chico Medeiros e Giulio Beloto
Atendimento: Ana Coutinho, Denise Vieira, Luis Velloso, Nathália Chaves, Giovanna Verderosi, Vitória Coelho, Marcella Smith, Lucas Freitas e Arthur Leal
Aprovação cliente: Eduardo Tracanella, Aline D'ávila Bozzi, Maria Fernanda Candeloro, Ricardo Palazzin e Marcos Paulo da Silva
Mídia: Paulo Ilha, Sofia Raucci, Junior Freitas, Gabriela Loureiro, Nadia Araujo, Laís Barros, Gabrielle Rodrigues e Rafael Aguirra
Estratégia: Carol Mello, Márcio Rodrigues, Douglas Avezum, Isabela Pazzetti, Laura Loh, Isabella Maroccola Vitória Barros e Ariane Carmo
PR: Patricia Capuchinho, Mariana Novaes e Fernanda Gil
Criação: Giulio Beloto, Chico Medeiros, Antonio Fernandes, Caio Lima, Thiago Alves, Jonas Soares, Rafael Bornacina e Bruno Foscaldo
Estratégia e CM: Tainah Oliveira e Rowin Von Reninghaus
Influência: Karen Bartels, Stefanie Giannini e David Souza
Data e Tecnologia: Guido Sarti, Marcelo Azevedo, Patrícia Garcia, Karl Heinz, Rodrigo Silva e Murillo Prado
Projetos: Daniel Martins, Marione Oliveira, Joatan Jamilton, Marcos Zapater e Waldemar Neto
Direção de Produção Gráfica e Digital: Marcos Moura
Artbuyer: Bruna Costa
Produção Gráfica: Durval Brum
Coordenação de Finalização: Pablo Felix
Tratamento de Imagens: Cesar Bonfim e Marcelo Reis
Produção Digital: Gessica Salles e Natassia Santoro
Revisão: Teresa Montes
Jurídico: Rosimeire Brito e Isabelle Versannio
Produção Integrada: Ducha Lopes, Fábio Truci, Andrea Metzker, Matheus Thiago, Victória Santos, Andreza Cursino, Ana Ananias e Renata Silva
PRODUTORA DO FILME: BOILER FILMES
DIREÇÃO: DULCIDIO CALDEIRA
PRODUÇÃO EXECUTIVA: JULIANA MARTELLOTTA
HEAD DE ATENDIMENTO: LARISSA PERROTTA
ATENDIMENTO: MANU FENERICH, JONAS MONTE E SHEILA SANTOS
HEAD DE COORDENAÇÃO: JULIANA SIGOLO
EQUIPE DE COORDENAÇÃO: CYNTHIA GAMA, CINTIA VARELLA, MARINA ROHNIK E JOYCE CARVALHO
DIRETOR DE PRODUÇÃO: ROBERTINHO BELLEZIA
PRODUTOR: ALEXANDRE BENJAMIN E RODRIGO GHATTAS
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: MAURÍCIO MARCONDES
1o ASSISTENTE DE DIREÇÃO: BRUNO ROBERTI
2o ASSISTENTE DE DIREÇÃO: FELIPE LUISARI
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: FERNANDO BERTOLUCCI
MAKING OF: GUILHERME FERNANDES E ANDERSON JOSÉ RAINONE
DIREÇÃO DE ARTE: ERICA BETBEDER
PRODUTOR DE ARTE: LELOU CARVALHO
ASSISTENTE DE ARTE: ANA PAULA DE OLIVEIRA
FOTÓGRAFO STILL: PEDRO DIMITROW
CELEBRIDADE: RONALDO LUIS NAZARIO DE LIMA
FIGURINISTA: GAJUSTYLING E HELOYSA FILIPPO
MAQUIADOR: DENISE BORRO
PRODUTORA DE LOCAÇÃO: GABRIELA SALGADO
HEAD DE PÓS PRODUÇÃO: RICARDO QUINTELA
MONTAGEM: RICARDO QUINTELA
FINALIZAÇÃO: RENATA DALBEM E RODRIGO AZAMBUJA
ASSISTENTE DE FINALIZAÇÃO: JEAN BAPTISTE NETO
COLOR GRADING: ACAUAN PASTORE
PÓS PRODUÇÃO: FLOW VFX
Fotógrafo: Pedro Dimitrow
Produtora de Som: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produção musical: James Feeler e Leck Gomes
Engenharia de som: Otávio Bertolo, Eduardo Barbosa e Marcelo Filho
Coordenação: Julianna Zuppo e Letícia Nunes
Atendimento: Kiki Eisenbraun, Hingrit Nitsche e Carol Oliveira
Segunda fase – Ronaldo e Empreendedores
PRODUTORA DO FILME: LADYBIRD
DIREÇÃO: LILI FIALHO
PRODUÇÃO EXECUTIVA: JULIANA MARTELLOTTA
HEAD DE ATENDIMENTO: LARISSA PERROTTA
ATENDIMENTO: MANU FENERICH
HEAD DE COORDENAÇÃO: JULIANA SIGOLO
EQUIPE DE COORDENAÇÃO: CINTIA VARELLA E MARINA ROHNIK
DIRETOR DE PRODUÇÃO: TATIANA UEDA
PRODUTOR: SARA RIZZO
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: BIANCA DIAS
1o ASSISTENTE DE DIREÇÃO: AMANDA FERNANDES
2o ASSISTENTE DE DIREÇÃO: BRUNA SAMPAIO
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: LUCAS OLIVEIRA
DIREÇÃO DE ARTE: THIAGO CUSACK
ASSISTENTE DE ARTE: NATHALIA SILVEIRA
CELEBRIDADE: RONALDO LUIS NAZARIO DE LIMA
FIGURINISTA: GAJUSTYLING E MILTON FUCCI
MAQUIADOR: DENISE BORRO E OTÁVIO MACIEL
PRODUTOR DE ELENCO: VIVIANE BARBOSA SIMÕES
PRODUTOR DE OBJETO: PATRICIA DE GIORGIO LIMA
PRODUTORA DE LOCAÇÃO: CARLA TAVARES
HEAD DE PÓS PRODUÇÃO: RICARDO QUINTELA
EQUIPE DE PÓS: RENATA DALBEM, RODRIGO AZAMBUJA E JEAN BAPTISTE NETO
MONTAGEM: NATÁLIA FARIAS
ASSISTENTE DE EDIÇÃO: VILLEN MACCARINI
FINALIZAÇÃO: RUI FONTES
COLOR GRADING: ACAUAN PASTORE
PÓS PRODUÇÃO: FLOW VFX
Produtora de Som: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produção musical: James Feeler, Leck Gomes e André Caminski
Engenharia de som: Otávio Bertolo, Eduardo Barbosa, André Melges e Marcelo Filho
Coordenação: Julianna Zuppo, Letícia Nunes e Juliana Pompeu
Atendimento: Kiki Eisenbraun, Hingrit Nitsche e Carol Oliveira
Terceira fase – Empreendedores
Produtora de Imagem: Café Royal
Direção: Georgia Guerra-Peixe_Joca
Codireção: Manu Carvalho
Produção Executiva: Moa Ramalho
Producer: Nanci Bonani
Coord. de Produção: Luísa Lagden / Alessandra Cipolletta
Ass. de Coord.: Thiago Guerra / Júlia Fontes
Secretária de Prod.: Bruna Guerra / Jaqueline Barbosa
Direção de Impacto: Rafis Martins
Pesquisa Criativa: Marcella Cappellaro
1a Ass. de Direção: Camila Maluhy
2a Ass. de Direção: Isabella Machado
3o Ass. de Direção: Iago Garcia
Dir. de Fotografia: Felipe Hermini
Operador de Câmera: Rafael Giacondino / Isadora Brant
1o Ass. de Câmera: Flora Pinho / Felipe Moreira
2o Ass. de Câmera: Rebeca Capece / Paul Carbone_Polvo
Eletricista: Carlinhos Cristais
Dir de Arte: Tamara Soriano
Ass. de Arte: Jéssica Moreira
Prod. de Objetos: Marina Chiapetta
Contrarregra: Thiago Ferreira
Dir. de Produção: Reinaldo Faria
Produtor: Ronder William
Ass. Prod.: Victor Pegolo / Maria Rita Miranda
Figurinista: Fernanda Selva
Make: Gislane Pimentel
Fotografia Still: Hanna Vadasz
Making Of: Julio Piccin
Supervisão de Montagem: Ricardo Gonçalves
Montagem: Ricardo Gonçalves / Lucas Camara / Marcelo Cavalieri / Saulo Simão / Oswaldo Santana / Fernanda Bernardino
Assistente de Montagem: Taly Blinder
Design Gráfico/ Motion: Sergio Rocha
Finalização: Rui Fontes / Rei Souza
Color Grading: Psycho
Produtora de Som: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produção musical: James Feeler, Leck Gomes e André Caminski
Engenharia de som: Otávio Bertolo, Eduardo Barbosa, André Melges e Marcelo Filho
Coordenação: Julianna Zuppo, Letícia Nunes e Juliana Pompeu
Atendimento: Kiki Eisenbraun, Hingrit Nitsche e Carol Oliveira